Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 6 de julho de 2021 1 comentário

Coluna da Folha desta terça-feira

Falta material humano na oposição para 2022 

As mudanças que aconteceram em Pernambuco foram precedidas de movimentações políticas de aliados que estavam na base governista e que optaram pelos projetos da oposição. As mudanças mais abruptas foram as de Jarbas Vasconcelos em 1998, quando derrotou Miguel Arraes que tentava a reeleição, e de Eduardo Campos, que derrotou o então governador Mendonça Filho, que havia assumido com a renúncia de Jarbas e tentava a reeleição.

O desgaste de Arraes afugentou aliados, e naquele momento havia o contraponto do governo federal, que por conta da boa avaliação de Fernando Henrique Cardoso, ajudou a alavancar o projeto de Jarbas. Já na sucessão de Jarbas, a perda de aliados como Armando Monteiro, José Múcio, Severino Cavalcanti e Inocêncio Oliveira foi determinante para que a União por Pernambuco entrasse fragilizada naquela empreitada.

Fazendo um paralelo das duas mudanças políticas mais recentes no estado com 2022, o cenário acaba benéfico para a Frente Popular e deixa a oposição numa situação mais difícil, pois não há indícios de ruptura de nenhum quadro governista, não há um contraponto forte do governo federal em Pernambuco e o tamanho da oposição é muito pequeno em termos de prefeitos e deputados.

A oposição não dá indícios de atrair quadros governistas, e sinaliza dificuldade de apresentar uma chapa majoritária competitiva, uma vez que o cenário mais forte seria o lançamento de seus três principais prefeitos, Anderson Ferreira, Miguel Coelho e Raquel Lyra para governador, vice e senador, porém o indicativo de André Ferreira de que a oposição terá apenas um prefeito na disputa do próximo ano evidencia que os próprios gestores têm dúvidas quanto a competitividade da oposição, o que obrigará o grupo a desfalcar suas chapas proporcionais certamente com nomes que já teriam dificuldades de reeleição para seus respectivos cargos.

Punição – Em meio ao fato de alguns recifenses estarem recusando algumas marcas de vacina, a prefeitura do Recife decidiu punir os chamados “sommelier de vacina”, impossibilitando quem decidir escolher a marca se vacinar por dois meses. A punição vem em boa hora e pode servir de exemplo para pessoas que estejam atrasando a vacinação na cidade.

Demolição – O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) defendeu a demolição do Edifício Holiday e indenização para os proprietários de apartamentos e boxes do prédio, que foi interditado por risco de desabamento pela prefeitura do Recife.

Prêmio – Foi aprovado nesta segunda-feira (5), em sessão ordinária remota na Câmara Municipal do Recife, o Projeto de Resolução nº 51/207, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB), que cria no âmbito da Câmara, o Prêmio Artesão do Ano. A premiação visa reconhecer o segmento que contribui bastante com a cultura da cidade.

Vacinados – O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, vacinou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e o Advogado Geral da União, André Mendonça, em Brasília contra a Covid-19. Eles dão o exemplo de que vacinas salvam vidas.

Inocente quer saber – Quando o presidente Jair Bolsonaro realizará sua vacinação contra a Covid-19 e dará exemplo aos brasileiros da necessidade de se imunizar contra a pandemia?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: anderson ferreira, andré ferreira, André Mendonça, Eleições 2022, Folha de Pernambuco, jair Bolsonaro, joão campos, Marcelo Queiroga, miguel coelho, política, raquel lyra, Tarcísio Gomes de Freitas, wanderson florêncio

Comentários

  1. Lucas Semba diz

    6 de julho de 2021 em 6:27 am

    Fora Bolsonaro

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, se reúne com investidores em SP
Rodrigo Pinheiro oficializa filiação ao PSD com presença da governadora Raquel Lyra
Legislativo do Cabo participa da 15ª Conferência Municipal de Assistência Social
Ministro Silvio Costa Filho e senador Humberto Costa participam do mutirão da saúde do Governo Federal em Pernambuco
Deputado Abimael Santos expõe a falta de caminhão-tanque dos Bombeiros em Toritama
“Como não me sentir feliz, em ver o meu partido abrir suas portas para receber Andréa?”, diz André de Paula
Projeto de Clarissa Tércio que cria programa de combate à adenomiose é aprovado na Câmara
Simão Durando acompanha início das obras de iluminação dos viadutos Barranqueiros e da Sete de Setembro
Dueire reforça empenho na aprovação da PEC dos Municípios
“A Fenearte engrandece e impulsiona o artesanato Pernambucano“ declara Prefeito Paquinha

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar