Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 16 de junho de 2018

Coluna do blog deste sábado

Bruno Araújo pode ser o representante oposicionista em 2020

Faltando pouco para confirmar o que todo mundo já sabe, que é o de que Bruno Araújo não será candidato a senador nestas eleições, alguns oposicionistas já pensam em 2020 quando estará completando o segundo mandato de Geraldo Julio e naturalmente alguns atores surgem como alternativa real para o processo eleitoral da prefeitura do Recife.

É óbvio que não dá para antecipar a disputa de 2020, mas fica claro que independentemente do resultado de governador, esta tropa formada por PSDB, DEM, PRB, PTB, PV, Podemos e PPS deverá estar unida na disputa municipal pela capital pernambucana, pois está claro que Geraldo Julio não tem um sucessor natural e se houver uma unidade oposicionista, aumentam as chances deste grupo lançar um candidato com chances reais de vitória.

Ao sair da disputa majoritária de 2018, Bruno Araújo facilitou a atração de outras legendas, como a chegada do PSC para o grupo que compõe o Pernambuco Vai Mudar e abriu uma chance para que Armando Monteiro e Mendonça Filho pudessem formar uma frente política mais ampla com vistas as eleições. Porém, Bruno que novamente deverá ser eleito para a Câmara Federal, tem perfil de majoritário, sobretudo pelo papel que exerce no PSDB, que é de longe o partido mais representativo da oposição.

Ele surge como um nome que nunca disputou e perdeu majoritária e ainda tem um aspecto jovem, mesmo tendo 46 anos, tem aparência de alguém de menor idade. Seria um nome novo para o processo eleitoral da prefeitura. A tese ganhará mais força se Armando Monteiro for eleito governador e Mendonça Filho chegar ao Senado, uma vez que os nomes da oposição com possibilidade de disputa no Recife saíram menores do que entraram em 2016, vide Daniel Coelho e Priscila Krause, que apesar de jovens, tornaram-se produtos vencidos.

Apoios – O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, nesta sexta-feira, se reuniu com o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e conversou sobre algumas demandas relacionadas ao seu órgão. Na ocasião, ratificou seu apoio ao pré-candidato Evandro Alencar (PRTB) para deputado federal em Pernambuco, o qual é presidente licenciado do CREA/PE. Jungmman ainda frisou estar ao lado da vereadora da capital pernambucana, Aline Mariano (PP), que pretende ocupar uma vaga na Assembléia Legislativa.

Aprovado – No exercício do seu primeiro mandato em Camaragibe, o prefeito Demóstenes Meira (PTB), diferentemente do seu antecessor, consegue andar tranquilamente pelas ruas da cidade sem ser hostilizado. A população está bastante receptiva com o gestor, que recebeu um rombo de R$ 17 milhões da gestão anterior, mas está tocando obras, como o mercado municipal que custará R$ 10 milhões e os recursos já estão assegurados.

Dobradinha – Após retorno de agenda no Paraná, a cantora Valda Sedícias, pré-candidata a deputada estadual, reuniu-se com André Ferreira, presidente estadual do PSC. Na pauta, os ajustes finais para definição da majoritária e estratégia da chapa proporcional, reafirmando o compromisso de fortalecimento do partido na eleições de outubro próximo. Na ocasião participou Mario Jorge, liderança do Movimento Espírita. Valda Sedícias é filha de sanfoneiro, artista conhecida em toda Região Agreste, atuante no Movimento Espírita, e dobrará com Fábio Barros para deputado federal.

Economia – O deputado federal Bruno Araújo defende a proposta do PSDB de reduzir o número de deputados e senadores que só terá validade em 2022, porém ele sublinha que na proposta tucana a redução dos custos com o legislativo deve cair em 20% o custeio da Câmara Federal já neste segundo semestre, através de uma emenda na LDO.

RÁPIDAS

Tabu – A respeito dos tabus a serem quebrados nestas eleições, Evandro Alencar lembra que há mais um vigente no Araripe, que é o de nunca a região ter elegido um deputado federal. Pré-candidato a uma cadeira na Câmara Federal, Evandro Alencar espera ser o primeiro parlamentar do Araripe, uma vez que votos para eleger um representante a região tem de sobra.

Wolney Queiroz – O presidente estadual do PDT, Wolney Queiroz, está angariando apoios importantes para a sua reeleição. O trabalho realizado pelo secretário de Agricultura, Wellington Batista, seu indicado, está sendo fundamental para ampliar os espaços e garantir o sexto mandato na Câmara dos Deputados.

Inocente quer saber – Paulo Câmara já pode se considerar reeleito como consideram alguns de seus aliados?

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: armando monteiro, blog, Bruno Araújo, Camaragibe, coluna edmar lyra, daniel coelho, demóstenes meira, eleições 2018, Evandro Alencar, geraldo julio, mendonça filho, oposição, paulo câmara, política, wolney queiroz

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login