Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 13 de outubro de 2016

Coluna do blog desta quinta-feira

Datafolha mostra que tem jogo no segundo turno 

Nunca a afirmação de que segundo turno é nova eleição foi tão pertinente para a disputa pela prefeitura do Recife como agora. No primeiro turno o prefeito Geraldo Julio atingiu 49,34% dos votos válidos, já João Paulo ficou aquém do que apontavam as pesquisas e chegou a 23,76% dos votos válidos, mesmo assim chegou ao segundo turno.

A pesquisa Datafolha divulgada ontem mostrou que Geraldo Julio cresceu apenas 8,66% em relação ao primeiro turno e atingiu 58% das intenções de votos válidos, enquanto João Paulo subiu 18,24% para a segunda etapa e teria 42%. A vantagem de Geraldo Julio é significativa, faltando dezessete dias para a eleição 16 pontos é relevante, mas como o jogo é um contra o outro, qualquer ponto perdido é considerado perda dobrada, pois a distância entre os adversários diminui obrigatoriamente nos votos válidos.

Neste segundo turno saem de cena os inúmeros candidatos a vereador que apoiaram Geraldo Julio no primeiro turno, por outro lado quem apoia João Paulo vai com a faca nos dentes com o objetivo de alcançar um cargo comissionado numa eventual gestão do petista, isso iguala muito o jogo e permite que a eleição seja muito disputada.

De todo modo o antipetismo que está muito forte em todo o Brasil pode acabar beneficiando Geraldo Julio, mas sem sombra de dúvidas a pesquisa Datafolha acende o sinal amarelo na campanha do PSB, que sempre preferiu enfrentar João Paulo a Daniel Coelho no segundo turno. A estratégia do prefeito Geraldo Julio tem que ser a de aumentar a rejeição de João Paulo a cada dia no guia eleitoral, associando o candidato aos problemas do PT e a ex-presidente Dilma Rousseff, pois será a rejeição dos dois candidatos que tende a definir a eleição.

O fato é que tem jogo no segundo turno e qualquer deslize do PSB poderá ser fatal, para João Paulo o que vier a partir de agora é lucro dos grandes.

Retaliação – Após perder a reeleição para vereador do Recife, o presidente da Câmara Vicente André Gomes deu o troco nos eleitores de Casa Amarela ao desativar a sua clínica popular que funcionava por muitos anos na região desde os tempos de Moacyr André Gomes, pai de Vicente, que faleceu em 2014.

Punição – O candidato João Paulo foi punido com a retirada da sua propaganda de TV de ontem à noite e de rádio hoje a tarde por ter afirmado em seu guia eleitoral que Geraldo Julio havia gastado R$ 169 milhões com cargos comissionados e continuou veiculando a peça mesmo com a decisão judicial proibindo a crítica ao atual prefeito.

Crítica – Os candidatos a vereador Gustavo Gesteira (DEM), Pedro Josephi (PSOL), Karla Falcão (PSL), Zé Neto (PV) e Fernando Holanda (Rede Sustentabilidade) divulgaram uma nota conjunta repudiando as atitudes do vereador eleito Romero Albuquerque (PP) durante a campanha eleitoral. Além de utilizar links patrocinados, o que é vedado pela Justiça Eleitoral, Romero é acusado de confeccionar material de campanha casado com duas coligações que é igualmente proibido pelo TRE.

Justificativa – Em contato com o blog, o vereador eleito Romero Albuquerque (PP) alega que não realizou links patrocinados e quem fez isso foram seus adversários que quiseram atingir a sua candidatura. O mesmo argumento ele utiliza para o material de campanha confeccionado de forma casada tanto com Geraldo Julio quanto com Daniel Coelho.

RÁPIDAS

Transição – Nesta quinta-feira o prefeito eleito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) tem encontro com o atual gestor Júlio Lóssio (PMDB). A reunião tem por objetivo iniciar o processo de transição de governo. O encontro ocorre na sede da Prefeitura de Petrolina a partir das 16h.

Vitória de Santo Antão – O prefeito eleito de Vitória de Santo Antão Aglaílson Júnior (PSB) já começou a organizar sua equipe para a gestão que começa a partir de janeiro de 2017. A ordem é colocar gente qualificada no secretariado para fazer com que a cidade continue recebendo os investimentos que ocorreram durante o governo Eduardo Campos.

Inocente quer saber – A história de 2000 vai se repetir em 2016 no Recife?

Arquivado em: Coluna diária, destaque, Política, Recife

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login