
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, recebeu, nesta sexta-feira (30), o secretário Nacional das Periferias do Ministério das Cidades, Guilherme Simões, que está em viagem oficial verificando obras de infraestrutura com investimentos do Governo Federal. Prefeito, equipe técnica, a comitiva do ministério e representante do Governo do Estado estiveram em duas localidades do bairro de Cavaleiro, que receberam intervenções na área de contenção de barreiras: Alto da Macaíba e Alto do Cristo. Os serviços são executados pela Prefeitura por meio de recursos do PAC.
No Alto da Macaíba, ao lado da Estação do Metrô de Cavaleiro, a obra de contenção de encosta está na fase de conclusão. No local, foram executados 260 metros de muro de arrimo em pedra, contemplando mais de quatro mil metros quadrados de concreto projetado no talude, 500 metros de canaletas, 550 metros quadrados de passeio em concreto e 200 metros de galerias. No total, aproximadamente 400 famílias que vivem na região foram beneficiadas, com mais segurança e qualidade de vida. O investimento para a obra foi superior a R$3,2 milhões.
No Alto do Cristo, onde mais de 200 famílias estão sendo contempladas, a intervenção contemplou 220 metros de muro de arrimo em pedra, 2.100 metros quadrados de concreto projetado no talude, 400 metros de canaletas e 800 metros de passeio em concreto. O valor do contrato para o local é de mais de R$2,6 milhões.
Para o prefeito Mano Medeiros, a visita é importante para mostrar à população que a parceria entre o Jaboatão dos Guararapes e o Governo Federal tem dado certo. “Essas obras estão salvando milhares de vidas que antes tinham medo de viver nas localidades, por causa do risco, mas agora, nós vemos que a realidade é outra e está mudando para muito melhor. É um trabalho em conjunto que reforça o olhar de atenção com essas famílias de Jaboatão”, informou o gestor.
Segundo o secretário Guilherme Simões, Jaboatão dos Guararapes é um dos municípios mais impactados pelas chuvas e pela crise climática em Pernambuco e no Brasil como um todo, ao longo dos anos. “Mas o Ministério das Cidades, em parceria com o município, está investindo em obras. Quem mais sofre com a emergência climática e com as chuvas são os mais necessitados, portanto, esses territórios são prioridades para o governo do presidente Lula”, disse o representante do Ministério das Cidades.
Entre as contempladas com a nova realidade no Alto do Cristo está Josefa Lima, que mora no local há seis anos e já vivenciou a situação de ceder parte da barreira que fica por trás de sua casa. “Agora estamos mais seguros com essa proteção. Podemos dormir tranquilos no período de inverno”, comentou.
Após as duas vistorias, a comitiva do Ministério seguiu para o Jardim Monte Verde, na divisa de Jaboatão com o Recife, onde o Governo do Estado executa uma grande obra em parceria com o Governo Federal também na área de proteção de morros.



