
A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (1), à programação do Outubro Rosa no município. Pela manhã, profissionais realizaram uma roda de conversa na recepção do Ambulatório Especializado em Ensino e Serviços (AEES) do Nordeste, localizado em Piedade. A unidade é referência no município para atendimento ambulatorial via regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a atividade, foram repassadas orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Estamos aproveitando o momento da sala de espera para conversar com mulheres e pessoas com útero sobre o Outubro Rosa, esclarecer dúvidas e reforçar a necessidade de manter os exames de rastreamento em dia. Essa é uma forma simples, mas muito efetiva, de cuidar da saúde”, destacou Samara Brelaz, coordenadora da Rede Aline e gerente de Políticas Estratégicas e Programas em Saúde do município.
Para o prefeito Mano Medeiros, a cada ano a gestão vem ampliando o cuidado com a saúde da população feminina jaboatonense. “Estamos comprometidos em cuidar da saúde das nossas mulheres e de toda a população. A ampliação da faixa etária para o exame de mamografia é uma medida importante para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico precoce. Prevenir é sempre o melhor caminho, e é isso que queremos reforçar com o Outubro Rosa: atenção, informação e cuidado próximo de quem precisa”, afirmou.
Como reforço às ações de cuidado, a Secretaria de Saúde anunciou a ampliação da faixa etária para a realização da mamografia por rastreamento, que agora passa a incluir mulheres a partir dos 40 anos. A medida está alinhada às recomendações do Ministério da Saúde e busca ampliar a prevenção entre as jaboatonenses. “Essa decisão é mais um passo para garantir que mais mulheres tenham acesso ao exame, aumentando as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, de cura”, acrescentou Samara.
A programação do Outubro Rosa em Jaboatão seguirá durante todo o mês de outubro, com atividades educativas, palestras, mutirões de atendimento e oferta de exames preventivos em diferentes unidades de saúde do município.



