
A Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho finalizou, nesta sexta-feira (26), uma semana de intensas atividades de formação, voltadas para o fortalecimento do processo legislativo e a modernização da gestão pública. Durante cinco dias, servidores participaram de duas oficinas promovidas em parceria com o Interlegis, programa do Senado Federal de apoio e inovação para os Legislativos municipais.
De 22 a 24 de setembro, foi realizada a oficina sobre o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), voltada para equipes da Secretaria Legislativa, chefes de gabinete, técnicos legislativos, assessores jurídicos, procuradoria, controladoria e controle interno. O treinamento apresentou ferramentas para aperfeiçoar a tramitação de matérias legislativas e garantir mais transparência e agilidade na Casa. Já nos dias 25 e 26 de setembro, a oficina de Articulação e Compilação da Legislação reuniu técnicos legislativos, procuradoria, jurídico e demais áreas da Câmara, com o objetivo de fortalecer a organização das leis municipais, facilitando o acesso às informações pela população e promovendo mais eficiência no trabalho do legislativo.
O secretário de Relação Institucional da Câmara do Cabo, Emerson Victor (Binho de Roque), destacou a importância das formações para o desenvolvimento institucional. “Estamos investindo na qualificação do nosso corpo técnico porque sabemos que um Legislativo forte e moderno só se constrói com servidores preparados. Essas oficinas trazem conhecimento, inovação e refletem diretamente na melhoria do serviço prestado ao povo do Cabo”, disse.
Para um dos participantes do curso, o servidor da Câmara de São José de Mipibu – RN, Klivio Lima, as oficinas foram de extrema importância. “Viemos aqui com o intuito de aproveitar melhor e aprender como utilizar o sistema SAPL, para aprimorar nossos conhecimento e auxiliar no processo legislativo, como uma forma maior de digitalização dos processo e dar agilidade aos trabalhos”, comentou.
A iniciativa reforça o compromisso da Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho em valorizar seus servidores, promover boas práticas de gestão e garantir que a população tenha um Parlamento cada vez mais transparente, acessível e eficiente.


