Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 7 de agosto de 2025

Coluna desta quinta-feira

Foto: Divulgação

Sérgio Colin retorna ao PP e fortalece União Progressista no Agreste

A política pernambucana ganhou um novo movimento de peso com o retorno do prefeito de Toritama, Sérgio Colin, ao Partido Progressistas (PP), agora integrante da federação União Progressista (UP), composta por PP e União Brasil. O ato de filiação, realizado nesta quarta-feira (6) em Brasília, foi marcado por forte prestígio político e consolidou um passo estratégico dentro do projeto estadual liderado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, que articula sua pré-candidatura ao Senado com base no fortalecimento municipal.

A volta de Colin ao PP não é apenas uma mudança de sigla — é um reencontro com sua trajetória política. Filiado à legenda por mais de 16 anos, desde os 18 anos de idade, o prefeito de Toritama reforça laços históricos com o partido e assume protagonismo dentro da federação. “Voltar ao PP é como voltar pra casa. É um partido que tem a minha cara, a minha história”, declarou Colin, ao lado de figuras como o presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira; o presidente estadual, Eduardo da Fonte; e o deputado federal Lula da Fonte.

O evento reuniu uma ampla frente de lideranças políticas, mostrando o peso da movimentação. Estiveram presentes o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal Edilson Tavares, a presidente do PP em Toritama e secretária de Assistência Social, Elaine Tavares, além dos prefeitos Gena Lins (Taquaritinga do Norte), Júnior de Beto (Palmares), Miruca (Água Preta), e outras lideranças do Agreste e da Zona da Mata. O prestígio do ato revela o alinhamento estratégico entre os prefeitos da região e o projeto político da UP em Pernambuco.

A filiação de Sérgio Colin não só reforça a presença da União Progressista no Agreste, como também contribui para o avanço de um projeto que busca eleger Eduardo da Fonte ao Senado e formar as maiores bancadas estadual e federal em 2026. “Eduardo sempre esteve ao nosso lado, ajudando Toritama a crescer. Tenho confiança nesse projeto político e me somo a ele com disposição e vontade de continuar fazendo mais pelo nosso povo”, disse Colin, que também declarou apoio à pré-candidatura de Edilson Tavares à Câmara dos Deputados, como representante do Polo de Confecções.

O senador Ciro Nogueira destacou a gestão de Colin como exemplo nacional. “Tenho certeza de que Toritama vai continuar sendo uma cidade referência em gestão, para Pernambuco e para o Brasil. A gestão de Sérgio será um modelo do Progressistas para todo o país”, afirmou o líder nacional do PP.

Com um estilo de gestão moderno e acelerado, Sérgio Colin tem se destacado como um dos prefeitos mais dinâmicos da nova geração em Pernambuco. À frente da Capital do Jeans, ele mantém um governo com alto índice de aprovação e forte presença social. Sua filiação ao PP simboliza um retorno com significado político e estratégico: é a reafirmação de um projeto construído com base em resultados, lealdade partidária e visão de futuro.

A chegada de Colin à UP consolida o avanço da federação no interior e projeta um 2026 com protagonismo no Agreste e forte capilaridade municipal. A União Progressista não apenas cresce em números — cresce em liderança e qualidade política.

Errou na dose – Um importante expoente da esquerda pernambucana avaliou que pela primeira vez o ministro Alexandre de Moraes perdeu a mão com a decisão de prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Para ele, Moraes não deveria ter precipitado esta decisão, que contribuiu para a narrativa de perseguição do judiciário ao ex-presidente.

Aceno – O senador Fernando Dueire fez um aceno à governadora Raquel Lyra durante entrevista à Folha de Pernambuco. O emedebista tem recebido apoio de diversos prefeitos e espera convencer o MDB nacional de que seu projeto de reeleição é o melhor para o partido. O presidente estadual do partido, Raul Henry, foi reeleito com o objetivo de garantir o apoio a João Campos em 2026.

Prejuízo – Com sete meses de gestão em seu segundo mandato, o prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, ainda não disse a que veio. Uma relação distante com a política tem causado insatisfação na sua base, que poderá refletir negativamente na votação dos seus candidatos em 2026.

Exposição – A Câmara dos Deputados abriu nesta quarta-feira (6) a exposição “Ciclos de coragem: duas gerações, um só compromisso”, em homenagem a Miguel Arraes e Eduardo Campos, figuras centrais da história política de Pernambuco e do Brasil. A mostra, promovida no aniversário de 78 anos do PSB, destaca o legado de ambos por meio de imagens, documentos e registros históricos que celebram sua luta pela democracia e inclusão social. Prestigiado por lideranças políticas, o evento contou com a presença dos filhos e bisnetos dos homenageados, além do prefeito do Recife, João Campos, e do deputado federal Pedro Campos, que exaltaram a atualidade dos ideais de Arraes e Eduardo. A exposição segue aberta ao público até 15 de agosto, no Espaço Mário Covas, Anexo II da Câmara.

Inocente quer saber – Tarcísio e Michele Bolsonaro serão a chapa da direita em 2026?

Arquivado em: Sem categoria

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login