Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 12:00 pm do dia 19 de março de 2025 Deixe um comentário

Moraes revoga medidas contra padre de SP investigado em inquérito ligado a Bolsonaro

Foto: Divulgação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou as medidas cautelares impostas ao padre José Eduardo de Oliveira e Silva, investigado no âmbito do inquérito que apura uma suposta trama golpista após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022.

Apesar de ter sido indiciado pela Polícia Federal (PF) em novembro de 2024, junto a outras 36 pessoas, o padre não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o que motivou a decisão de Moraes.

Com a nova determinação, o padre não precisa mais cumprir as seguintes restrições:

  • Proibição de manter contato com demais investigados;
  • proibição de se ausentar do país, com determinação para entrega de todos os passaportes (nacionais e estrangeiros);
  • proibição de participação em cerimônias, festas ou homenagens realizadas no Ministério da Defesa, na Marinha, na Aeronáutica, no Exército e nas polícias militares.

“Embora o investigado tenha sido indiciado no relatório final apresentado pela autoridade policial, a Procuradoria-Geral da República, ao exercer a sua opinio delicti, não denunciou o investigado, razão pela qual, em relação a ele, não estão mais presentes os requisitos necessários à manutenção das medidas cautelares anteriormente impostas” afirmou Moraes em sua decisão.

Com a revogação das medidas cautelares, o ministro também determinou que o passaporte e os bens apreendidos do padre pela PF sejam devolvidos, ressaltando que a perícia e a análise dos materiais já foram concluídas.

“Em relação ao requerimento de restituição de bens, igualmente, assiste razão à Defesa, pois há ausência de interesse na manutenção da apreensão dos bens apreendidos em posse de José Eduardo De Oliveira E Silva, pois a perícia e análise dos dados já foram realizadas pela Polícia Federal”, complementou o ministro na sua decisão.

Oração do golpe
A PF encontrou indícios que o padre teria participado de uma reunião sobre a trama com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo considerado suspeito de integrar o núcleo jurídico que formatou decretos e a minuta que serviriam para o golpe.

Em mensagens analisadas pela PF, José Eduardo chegou a encaminhar uma “oração ao golpe”, pedindo que brasileiros, católicos e evangélicos, incluíssem em suas preces o então ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, e outros 16 generais.

Os investigadores também apontaram que ele participou de um encontro em Brasília, no dia 19 de novembro de 2022, com Filipi Martins e Amauri Feres Saad — ambos indiciados. Registros oficiais confirmam sua entrada e saída do Palácio do Planalto na data.

Apesar dos indícios levantados pela PF, a PGR concluiu que não havia elementos suficientes para comprovar a participação efetiva do padre na tentativa de golpe. Ele foi um dos dez indiciados que não foram denunciados pelo órgão.

Nas redes sociais, José Eduardo comemorou a decisão da PGR. Nesta quarta-feira (19), ele publicou a frase em latim “Deo gratias” (“Graças a Deus”) e compartilhou uma imagem com a mensagem: “A PGR não encontra elementos para denunciar Pe. José Eduardo”.

Nascido em Piracicaba (SP), José Eduardo foi ordenado sacerdote da Diocese de Osasco, na Grande São Paulo, em 2006. Atualmente, ele tem mais de 431 mil seguidores nas redes sociais, sendo uma figura influente entre grupos conservadores católicos.

*Com informações do Metrópoles

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Recife avança com obras de três pontilhões em Boa Viagem
Prefeito Rodrigo Pinheiro anuncia construção do novo Santuário Frei Damião de Bozzano e transferência dos restos mortais do frade para Caruaru
Vice-Prefeito Murilo do Povo Pode Ser Candidato a Deputado Estadual com Apoio da Governadora Raquel Lyra
Pablo e Xand Avião reúnem multidão na Praça de Eventos e destilam romantismo em ritmos de arrocha e forró na quarta noite de festa pelos 43 anos de Camaragibe
Governo do Estado promove nova edição do Feirão de Empregos em Caruaru
I Simpósio de Fibromialgia da Alepe reforça protagonismo de Pernambuco, dá visibilidade à dor invisível e aponta novos caminhos para políticas públicas
Vice-governadora Priscila Krause monitora ações preventivas após chuvas em Pernambuco
Projeto de Sebastião Oliveira conquista apoio de importantes lideranças do Agreste
Emoção com muito louvor marca primeiro dia das comemorações dos 43 anos de Camaragibe. Nesta terça, terá corte do bolo e shows católicos
O silêncio cúmplice diante do roubo aos aposentados do INSS

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar