Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 20:30 pm do dia 13 de março de 2025 1 comentário

Jaboatão sedia formação da rede estadual de acolhimento às mulheres vítimas de violência

Foto: Edilson Junior/PMJG

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes participou, nesta quinta-feira (13), da formação de acolhimento em rede às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, promovida pelo Governo do Estado. O município integra a rede estadual de enfrentamento e repressão à violência contra a mulher. O evento ocorreu na Faculdade dos Guararapes, no bairro de Piedade.

Durante a capacitação, os participantes trocaram experiências e debateram conceitos sobre a violência doméstica e também a atuação e as atribuições dos órgãos públicos competentes no que se refere à violência contra a mulher e o fortalecimento das redes de proteção.

Sobre o tema, o prefeito Mano Medeiros ressaltou: “Esta parceria com o Governo do Estado e demais órgãos soma ao trabalho que o município já desenvolve para a proteção à mulher em relação à violência doméstica. Além disso, a Prefeitura tem promovido várias ações e projetos voltados para fomentar políticas públicas de valorização das mulheres jaboatonenses, a exemplo de cursos de qualificação profissional, com foco no empreendedorismo e geração de renda”.

Na abertura do evento, a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mila Aguiar, deu as boas-vindas aos participantes, em nome do prefeito Mano Medeiros e da primeira-dama Andrea Medeiros. Em seguida, falou sobre a importância de trazer luz ao tema. “A política pública da mulher é um tema importante, sobretudo do ponto de vista da valorização e proteção à mulher e prevenção à violência de gênero. Ficamos felizes por Jaboatão sediar e participar deste evento e poder avançar nas políticas públicas, fortalecendo, de forma articulada com outros municípios, ações que assegurem o enfrentamento à violência contra a mulher e sua proteção”, enfatizou.

A gestora do Departamento de Polícia da Mulher da Polícia Civil do Estado, Bruna Falcão, também falou sobre a ação. “Trouxemos esta qualificação de acolhimento em rede às mulheres vítimas de violência doméstica para Jaboatão, mas envolvemos outros municípios da Região Metropolitana, já que a violência contra a mulher atinge todo o Estado. É fundamental que a rede de enfrentamento trabalhe articulada, promovendo a integração entre os municípios, para fortalecer as ações de combate à violência contra a mulher”, explicou.

Já a técnica da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Bianca Rocha, chamou atenção para outra questão. “É interessante compreender que não é só punir o autor da violência contra a mulher, mas também incutir nesses agressores uma reflexão sobre respeito à mulher, equidade de gênero e a cultura de paz na sociedade”, disse.

O encontro contou com a participação de representantes do serviço municipal do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Secretaria Estadual da Mulher, Delegacia da Mulher, Vara Especializada da Mulher e dos municípios do Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Recife, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata e Camaragibe.

Paralelamente ao encontro de formação de acolhimento em rede, o município do Jaboatão foi contemplado com outras ações, promovidas pelo Governo de Pernambuco. Nesta quinta-feira (13), na praça do Rosário, em Jaboatão Centro, foi realizada uma ação integrada, com a participação da blitz educativa em parceria com a Polícia Militar e a Patrulha Maria da Penha, além da atuação da Delegacia Móvel do Estado, com emissão de boletins de ocorrências e medidas protetivas. Também foi promovida uma palestra na Escola Municipal Humberto Barradas, no bairro do Engenho Velho, para os estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental II. Foram repassadas informações aos alunos sobre a Lei Maria da Penha e a prevenção à violência contra a mulher.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Política

Comentários

  1. TestUser diz

    17 de março de 2025 em 22:19 pm

    vnetKGDf nWg iYclZpo czjmeF

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

MAIS SAÚDE: Lideranças do PP discutem construção de novo hospital em Toritama
Emprel apresenta soluções de tecnologia pública do Recife a comitiva de Goiás
Fred Ferreira reforça importância da família com data oficial no calendário do Recife
No primeiro dia de operação, Prefeitura do Recife promove mais de 350 visitas
Projeto de Lei de Feitosa amplia punição a qualquer pessoa que fizer uso de bebê reborn para ter prioridades em serviços públicos
Petrolina sai na frente e lança crédito inédito para energia solar voltado a pequenos negócios
Prefeitura do Recife realiza ação de limpeza no Canal do Prado
Em celebração ao mês da enfermagem Gilmar Júnior percorre municípios e ouve profissionais
Coluna desta segunda-feira
Deputado Joãozinho Tenório reforça compromisso com Salgueiro e articula melhorias para o Aterro Sanitário do município junto à Secretaria de Meio Ambiente

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar