Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 14:00 pm do dia 5 de março de 2025 Deixe um comentário

Palco Pernambuco Meu País no Carnaval, no Recife, resgata a essência do Carnaval

Foto: Divulgação

A cultura popular do Estado foi mais uma vez protagonista da estrutura montada no Cais do Sertão, reunindo público de todas as idades

Na segunda-feira (03), o palco Pernambuco Meu País Recife foi tomado pela alegria e pela energia contagiante do Carnaval, oferecendo um espaço de celebração da cultura pernambucana em sua essência.

A programação teve início pontualmente às 15h com a Orquestra 100% Mulher, sob a regência da maestrina Carmen Pontes. O repertório de frevo emocionou o público e contou com a participação especial do Clube de Boneco Seu Malaquias, Patrimônio Vivo de Pernambuco. “Estamos muito felizes em participar desse espetáculo e viemos com muita força e alegria para botar para quebrar, como sempre fazemos. Como mulheres, artistas e musicistas, é fundamental ocupar esses espaços”, celebrou Carmen Pontes, que também destacou os 22 anos da Orquestra 100% Mulher, a primeira orquestra feminina do Brasil.
Na sequência, o Afoxé Ogbom Obá subiu ao palco, trazendo a força das tradições afro-brasileiras. O Pai Everaldo de Xangô ressaltou a importância do evento. “Esse palco é um diferencial, trazendo visibilidade para a nossa cultura popular. Precisamos ocupar esses espaços, incluindo pessoas com deficiência, idosos e todos aqueles que fazem parte da nossa ancestralidade”, afirmou.

Entre os foliões, Wanessa Maximino esteve presente em todos os dias do evento e elogiou a iniciativa. “Recife é um polo multicultural e precisa de cada vez mais palcos para divulgar nossa cultura. Aqui temos uma diversidade incrível, do frevo ao samba, passando pela ciranda e pelo maracatu. Quanto mais espaço para os nossos artistas locais, melhor”, destacou.

A programação seguiu com o Grupo Bongar, representante do primeiro quilombo urbano do Nordeste, a comunidade Xambá. O grupo foi recebido com entusiasmo pelo público e manteve a animação mesmo diante de uma breve chuva. “Torço para que o Palco Pernambuco Meu País aconteça o ano inteiro, fortalecendo e fomentando a cultura tradicional e popular”, disse Thulio Xambá, integrante do grupo.

Fechando a noite, Karynna Spinelli trouxe o samba para a programação, acompanhada de Helena Cristina. O show apresentou clássicos do gênero e músicas autorais, reafirmando a riqueza musical pernambucana. “Estar aqui representa a diversidade da nossa cultura, num palco que traduz a identidade do nosso estado”, celebrou Karynna.

A secretária executiva de Cultura de Pernambuco, Yasmim Neves, reforçou a proposta do palco: “O objetivo é pluralizar, potencializar e valorizar a cultura popular pernambucana. Esse palco nasceu para dar protagonismo à nossa identidade cultural”.

Com uma programação diversificada e marcada pela valorização das tradições, o Palco Pernambuco Meu País Recife reafirma seu papel como um dos grandes destaques do Carnaval pernambucano.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Política, Recife

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Coluna deste sábado
Deputado Joãozinho Tenório acompanha ação do Programa Cuida PE Mulher em Bezerros
Câmara dos Deputados reconhece obra de Lia de Itamaracá como Manifestação da Cultura Brasileira
Coluna desta sexta-feira
Anderson Ferreira cumpre agendas no Agreste junto a lideranças da direita
Amupe reúne prefeitos para discutir pautas municipalistas
Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade
Mano Medeiros planeja ações na vice-presidência de Resíduos Sólidos da Federação Nacional dos Prefeitos
“IA não pode ser ferramenta de manipulação para bilionários”, diz Lula
Paquinha e Raquel Lyra inauguram Cozinha Comunitária em Pirauá, distrito de Macaparana

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar