Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 0:00 am do dia 11 de fevereiro de 2025 Deixe um comentário

Coluna desta terça-feira

Foto: Divulgação

O poder que faltava aos Coelho

Por anos, a família Coelho tentou consolidar um protagonismo maior na política pernambucana, mas sempre esbarrou em um obstáculo estratégico: a falta de um partido para chamar de seu. Em 2018, Fernando Bezerra Coelho tentou, sem sucesso, assumir o controle do MDB para disputar o Governo de Pernambuco. Em 2022, seu filho, Miguel Coelho, foi sabotado dentro do próprio União Brasil, o que minou suas chances de chegar ao segundo turno na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas.

Agora, essa limitação parece ter sido superada. Com a nomeação de Miguel Coelho como presidente estadual do União Brasil, o grupo político que domina Petrolina e parte do Sertão finalmente tem um partido estruturado para chamar de seu. A mudança não foi exatamente uma surpresa, mas representa um divisor de águas para os planos políticos de Miguel, que, ao que tudo indica, deverá mirar o Senado em 2026.

O cenário eleitoral de Pernambuco começa a ganhar contornos mais definidos. Se a disputa pelo governo tende a ser polarizada entre a atual governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, sobra espaço para outros protagonistas buscarem espaço no tabuleiro. E Miguel, agora no comando de um partido com tempo de TV, fundo eleitoral robusto e capilaridade nacional, entra definitivamente nesse jogo.

A grande questão, no entanto, é se ele conseguirá unir o União Brasil em torno do seu projeto ou se enfrentará as mesmas dificuldades que barraram suas ambições em 2022. O poder que faltava aos Coelho chegou – resta saber se será suficiente para transformar influência regional em força estadual.

Recado – Após declinar do convite da governadora Raquel Lyra para integrar sua equipe, o presidente estadual do União Brasil, Miguel Coelho encontrou-se ontem com o prefeito João Campos. O recado de Miguel foi bastante claro, e emitiu um sinal de que a reciprocidade é fundamental para balizar seu posicionamento político.

Apoio irrestrito – Na disputa pelo governo de Pernambuco, Miguel Coelho não esperou conversar com Raquel Lyra e declarou voto no segundo turno à tucana, que sagrou-se vitoriosa. Mas na formação do secretariado, Miguel foi preterido e ficou de fora do primeiro escalão.

Gesto – A expectativa de Miguel, e de todo o meio político, era de que Raquel fizesse o que Eduardo Campos fez, que ao vencer o governo de Pernambuco em 2006, convidou Humberto Costa para a secretaria das Cidades, fazendo valer o gesto recebido no segundo turno daquele pleito. A governadora optou por formar um secretariado técnico e quase nenhum político.

No lucro – Por ora, caso dispute o governo de Pernambuco em 2026, João Campos teria de antemão o apoio do MDB, do Republicanos, do União Brasil, do PDT e da federação composta por PT, PV e PCdoB.  Estes partidos compensariam o pouco tempo de televisão que o PSB possui, e dariam a João capilaridade para disputar o Palácio do Campo das Princesas.

Partidos de Raquel – A governadora, por sua vez, teria o PSDB, o PSD, o PP e o Podemos. Apesar de estarem na contabilidade de João Campos, a governadora ainda não desistiu de ter MDB, PDT, União Brasil e a federação em seu palanque.

Inocente quer saber – Quando haverá uma articulação partidária exitosa por parte de Raquel Lyra?

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeitura do Recife avança com obras de três pontilhões em Boa Viagem
Mil fatias de bolo, missa em ação de graças e exposição de resgate histórico marcam o aniversário de 43 anos de Camaragibe, na noite desta terça
Prefeitura de Petrolina abre as inscrições para o Concurso Dona Moça de Quadrilhas Juninas
Sob comando de Henry, MDB deixará de ser de PE para ser MDB de Vitória
Eduardo da Fonte participa da inauguração da Casa Azul de Taquaritinga do Norte ao lado do prefeito Gena Lins
Nos Estados Unidos, ministro Mendonça defende imparcialidade e justiça na atuação do STF
OAB-PE promove campanha de vacinação contra a gripe
Governo de Pernambuco dá início a nova etapa do Periferia Viva com instalação de Posto Territorial em Peixinhos
Limão com Mel e Raí Saia Rodada embalam quinta noite de festa em Camaragibe com “Forró das Antigas”
Câmara do Recife adquire nova local de sede para um melhor atendimento à população e servidores públicos

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar