Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 11:00 am do dia 27 de novembro de 2024 1 comentário

Porto de Suape conquista o 1º lugar no Índice de Desempenho Ambiental do Prêmio Antaq 2024

Foto: Divulgação

A estatal portuária pernambucana também conquistou a segunda posição na categoria Iniciativas Inovadoras, com o projeto Carbono Neutro

Suape conquistou o 1º lugar na categoria Desempenho Ambiental (IDA) entre portos públicos da 7ª edição do Prêmio Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) 2024 – Emergência Climática em ESG. O atracadouro pernambucano também foi contemplado com a 2ª colocação em Iniciativas Inovadoras, com o projeto Carbono Neutro, que tem por finalidade quantificar o carbono armazenado no território do complexo industrial portuário.

A solenidade de premiação, que contou com a presença de autoridades do setor, aconteceu no teatro do Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal, na noite desta terça-feira (26). “Recebemos com alegria as premiações, mas sem surpresa. O Porto de Suape lidera o tema de preservação ambiental desde a sua fundação e é a referência para o setor portuário brasileiro”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti.

O IDA, instituído em 2012, é uma importante ferramenta de comparação e compreensão da dinâmica da gestão portuária que mede, rigorosamente, o grau de atendimento às conformidades ambientais de cada porto. Em 2023, o atracadouro pernambucano ficou em 3º no ranking de um total de 31 portos públicos brasileiros. Lista completa dos portos e terminais premiados nas seis categorias do prêmio pode ser acessada no site www.gov.br/antaq.

“O desenvolvimento de projetos que estejam em conexão com um futuro limpo e sustentável é uma prioridade de nossa gestão. Essas duas honrarias indicam que estamos no caminho certo, investindo em ações concretas para minimizar os impactos das operações e contribuir com a preservação do meio ambiente. Com uma gestão em sintonia com as práticas ESG (gestão ambiental, social e de governança), está sendo possível definir estratégias assertivas para promover desenvolvimento econômico sustentável e neutralizar as emissões de gases de efeito estufa, preservando o território administrado pela estatal”, ressalta o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

De acordo com o diretor de Sustentabilidade da estatal portuária, Carlos Cavalcanti, o estudo de estoque de carbono é inédito no país em área de Mata Atlântica. “O levantamento utiliza modelos multivariados, cientificamente validados, para estimar a biomassa e quantificar o estoque de carbono no solo e na vegetação das áreas da Zona de Preservação Ecológica do complexo. Os resultados mostram que Suape detém mais de 1,4 milhão de toneladas de carbono estocados, sendo 647 mil toneladas em áreas de mata e 239 mil toneladas na região dos mangues. Também traz boas notícias nos locais de reflorestamento, que somam 234 mil toneladas estocadas”, revela.

RECONHECIMENTO
O Prêmio Antaq reconhece e incentiva iniciativas que se destacam por sua contribuição na melhoria da prestação de serviços de transportes aquaviários à sociedade, no fomento à pesquisa e na produção técnico-científica, com a disseminação de melhores práticas ESG e de inovação na operação e gestão do setor portuário.

PRÊMIO IGAP
Em agosto deste ano, Suape conquistou o 1º lugar no ranking do Índice de Gestão de Autoridades Portuárias (IGAP), principal categoria do Prêmio Portos + Brasil 2024. O prêmio foi um reconhecimento aos avanços conquistados pelos portos organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) brasileiros em 2023.

O índice avalia os portos brasileiros a partir de 15 métricas, como desempenho de gestão e governança, transparência na divulgação de informações, capacidade de realização de investimentos e qualidade da gestão ambiental, entre outros aspectos. O IGAP tem papel fundamental na retomada da autonomia pelos portos.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Pernambuco, Política

Comentários

  1. 📍 We send a gift from unknown user. Verify => https://telegra.ph/Bitcoin-Transfer-11-20?hs=0b606ed8fef715f31dd725c8a68870ea& 📍 diz

    1 de dezembro de 2024 em 0:27 am

    2cj9xw

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Seplag-PE lança manual para orientar municípios na elaboração e revisão do Plano Plurianual
Simão Durando entrega 7ª unidade escolar de 2025 e reforça compromisso com a educação infantil de qualidade
Recife Bom de Bola 2025 começa com recorde de equipes e atletas
Alepe promove seminário para capacitar servidores e melhorar atendimento ao cidadão
Coluna desta quinta-feira
Coronel Alberto Feitosa e Gilson Filho ao lado de Michelle Bolsonaro na Paraíba
Simão Durando entrega escola reformada e ampliada em comunidade ribeirinha de Petrolina
Pastor Júnior Tércio defende urgência da Lei Anti-Oruam após prisão de cantor acusado de exaltar o crime
Prefeitura de Goiana divulga programação da festa de Sant’Ana com grandes atrações
Em Ouricuri, governadora Raquel Lyra entrega 1.088 títulos de regularização fundiária para agricultores e agricultoras do Sertão

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar