Atuação junto às polícias Militar e Civil visou combater à violência contra a mulher e a criminalidade em geral

Ao longo dos últimos quatro anos, a gestão do prefeito Gilvandro Estrela tem se destacado pelo compromisso firme com a promoção da igualdade de gênero e a luta incessante contra a violência contra a mulher em Belo Jardim. Em um movimento que envolve sensibilidade e determinação, o prefeito tem articulado parcerias estratégicas entre diversas instituições resultando em ações de grande impacto.
Uma das iniciativas mais recentes foi a “Operação Dia D”, uma força-tarefa que contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Conselho Tutelar, Secretaria da Mulher e Vigilância Sanitária. A operação teve como objetivo fiscalizar bares e outros estabelecimentos, além de realizar um trabalho preventivo de combate à violência contra a mulher e a criminalidade em geral.
Liderada pela Polícia Militar e pela Polícia Civil, a operação foi criada com o objetivo de minimizar a criminalidade por meio de blitzes em cidades estratégicas, pontos de bloqueio em rodovias, fiscalização de bares e outros estabelecimentos, além de incursões em áreas rurais. O foco preventivo também se estende às escolas, com a realização de palestras e o acompanhamento de vítimas de violência, por meio da Patrulha Escolar e da Patrulha Maria da Penha.
Durante a fiscalização, foram analisados casos de risco relacionados à violência contra a mulher; identificadas possíveis vítimas, elas receberam orientações e encaminhamentos para serviços de apoio. A Vigilância Sanitária também garantiu que os estabelecimentos seguissem as normas de higiene e segurança.
A colaboração entre órgãos de segurança e entidades municipais demonstra uma estratégia eficaz na prevenção e combate à violência, fortalecendo a rede de apoio em Belo Jardim.


