Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Estefane Hermano às 15:00 pm do dia 19 de julho de 2024 Deixe um comentário

Deputado Carlos Veras indica ativista Elizabeth Teixeira à honraria da Câmara dos Deputados

Foto: Divulgação

Líder camponesa símbolo de resistência em defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, Elizabeth Teixeira, que celebra seu centenário de vida em fevereiro de 2025, foi indicada pelo parlamentar ao Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados (CMULHER) divulgou a lista das 18 mulheres indicadas ao prestigioso Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós de 2024. Entre as indicadas, está a líder camponesa Elizabeth Teixeira, apresentada pelo deputado federal Carlos Veras (PT-PE).
A eleição das cinco agraciadas com o Diploma está prevista para o dia 16 de outubro de 2024. “No próximo ano, Elizabeth Teixeira completará 100 anos de idade. Fiz essa indicação com muita alegria e com o desejo de homenagear nossa companheira por sua notável trajetória na defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais”, comenta Carlos Veras.

Ele também ressaltou a contribuição histórica da liderança. “Elizabeth é um símbolo da importância de Margarida Maria Alves. Essas companheiras enfrentaram grandes adversidades pelas causas dos trabalhadores do campo. Elizabeth sobreviveu a toda a perseguição, à ditadura. Reconhecer sua trajetória, especialmente em seu centenário, é um marco significativo na celebração da força das mulheres na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais, inspirando futuras gerações a seguir seu legado de resistência e dedicação”, pontua.

*Luta, resistência e legado*

Elizabeth Teixeira, nascida em Sapé, Paraíba, em 13 de fevereiro de 1925, é uma figura emblemática na luta pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais no Brasil. Casada com João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas, ela assumiu a liderança do movimento após o assassinato de seu marido em 1962, um crime político que visava silenciar a luta pela reforma agrária.

Durante a ditadura militar, Elizabeth enfrentou intensa repressão, vivendo sob identidade falsa em diversos estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Apesar das adversidades, ela continuou a militância, organizando trabalhadores rurais e mantendo viva a causa pelo direito à terra.

A trajetória de Elizabeth Teixeira foi imortalizada no documentário Cabra marcado pra morrer, do renomado cineasta Eduardo Coutinho. O filme, iniciado em 1964 e concluído apenas em 1984, destaca a resistência e a coragem de Elizabeth, tornando-se um marco do cinema documental brasileiro.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Personalidades de Pernambuco, Política

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Vereador Carlos Muniz (PSB) faz balanço positivo do ciclo junino do Recife
Parceria entre Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e Governo de PE esclarece população da UR-6 sobre regularização fundiária
Sogro de ex-prefeito Guiga é preso em operação contra tráfico e lavagem de dinheiro
Feitosa é palestrante no Seminário Veritas Liberat em Lisboa e Madrid
Natália Costa confirma parceria com o deputado France Hacker em prol da cidade de Capoeiras
Servidores municipais de Caruaru participam de jornada técnica da Escola de Contas do TCE-PE
Raquel Lyra e Antônio Moraes visitam municípios da Mata Norte nesta terça-feira (08)
Eduardo Batista fortalece diálogo com o Governo de Pernambuco em seu primeiro dia de retorno à presidência da Câmara de Vereadores de Goiana
Roberta Arraes e Eduardo da Fonte celebram conquista do IML do Sertão do Araripe através do governo do estado.
Márcia Conrado apresenta boa prática sustentável de Serra Talhada em fórum internacional

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar