Coluna desta sexta-feira

Foto: Divulgação

O tempo de Raquel Lyra 

No início do mês, a governadora Raquel Lyra completou um ano de gestão, e há muitas cobranças de seus adversários, em especial criticando a forma como ela conduz a política no estado. Mas é importante salientar que nenhum governante conseguiu ser extremamente bem-avaliado em seu primeiro ano de governo, vide Paulo Câmara, Eduardo Campos, Jarbas Vasconcelos, Miguel Arraes, Joaquim Francisco e outros ex-governadores.

O caso de Raquel Lyra é mais impactante porque ela herdou um governo após dezesseis anos do mesmo partido no poder, algo até então inédito em Pernambuco. Então o primeiro ano foi de tomar pé da situação e conquistar recursos para o estado. Isso ela conseguiu muito bem, ampliando a capacidade de investimento do estado e ao que tudo indica irá transformar Pernambuco num canteiro de obras.

É pouco provável que Raquel Lyra seja arrasa-quarteirão nas eleições de 2024, e isso nenhum governador foi na primeira eleição após sua vitória, vide o próprio Eduardo Campos que viu aliados perderem em algumas cidades estratégicas nas eleições de 2008. Mas tudo leva a crer que a governadora encerrará 2024 melhor do que iniciou, e deverá entrar nos dois últimos anos de gestão com entregas efetivas que melhorarão a vida dos pernambucanos em todas as regiões do estado.

Em Caruaru ela seguiu o mesmo script e acabou reeleita com expressiva votação. Portanto, qualquer avaliação que venha sinalizar uma suposta inviabilidade do governo Raquel Lyra é precipitada, pois ela tem tempo de sobra para dar as respostas que Pernambuco espera e merece.

Gesto – A governadora Raquel Lyra fez um importante gesto à OAB Pernambuco, ao participar da entrega do prêmio Heroínas de Tejucupapo, na sede da instituição. O presidente Fernando Ribeiro Lins e a vice Ingrid Zanella receberam a governadora e esperam que esta iniciativa possa se repetir, estreitando os laços do governo de Pernambuco com a OAB, que cumpre papel relevante na nossa sociedade.

Olhar social – O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e o primeiro secretário da Casa, deputado Gustavo Gouveia, lideraram iniciativas cruciais para fortalecer a saúde pública no estado, evidenciado pelo sucesso do projeto ‘Alepe Cuida’ e expansão significativa dos serviços médicos oferecidos pela instituição. O superintendente de Saúde da Alepe, Wildy Ferreira, desempenhou um papel fundamental na ampliação dos serviços de saúde, destacando-se pelo comprometimento com a saúde mental, coordenação eficaz das campanhas preventivas e resposta às demandas tanto dos servidores quanto da população pernambucana.

Augusto Coutinho – O deputado federal Augusto Coutinho defendeu a implementação da Escola de Sargentos em Pernambuco, que irá injetar R$ 211 milhões por ano na economia do estado. O parlamentar também comemorou o fato de ter conseguido incluir na LDO o Arco Metropolitano, que terá papel determinante para melhorar a mobilidade no estado.

Inocente quer saber – Quando a população terá uma melhor percepção dos avanços que serão realizados pela governadora Raquel Lyra?

Compartilhe esse post

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
WhatsApp
Páginas
Quem sou eu
Picture of Edmar Lyra

Edmar Lyra

Jornalista político, foi colunista do Diário de Pernambuco e da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco e CEO do instituto DataTrends Pesquisas. DRT 4571-PE.

Conhecer
Redes sociais