Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Lucas Felipe às 14:30 pm do dia 15 de janeiro de 2024 Deixe um comentário

Aluizio Camilo propõe reflexão sobre a situação em Gaza em rede social

(Foto: Mohammed Abed / AFP)

A grave situação no Oriente Médio, especialmente na Faixa de Gaza, tem capturado a atenção global nos últimos cem dias. Em meio a esse cenário tenso, Aluizio Camilo, militante político e ex-vereador do PT da cidade do Paulista-PE, recentemente abordou a complexidade da situação em uma postagem nas redes sociais. Seu posicionamento destaca a urgência de discutir questões que vão além das narrativas simplificadas, convidando à reflexão sobre a defesa da vida e os desafios presentes nesse contexto geopolítico conturbado.

A seguir, reproduzimos integralmente o texto compartilhado por Aluizio Camilo em suas redes sociais, onde ele examina com profundidade os eventos em Gaza, ponderando sobre as diferentes perspectivas em jogo e destacando a importância de se manter a capacidade de indignação diante de acontecimentos tão críticos. A postagem ressalta a necessidade de buscar a paz e reforça a condenação ao que Aluizio descreve como um massacre em curso.

Texto de Aluizio Camilo: ALGUMA COISA ESTÁ FORA DA ORDEM, FORA DA NOVA ORDEM MUNDIAL

“Nos últimos cem dias o mundo olha para o que está acontecendo no oriente médio, precisamente no território da faixa de Gaza.

No tempo, as pessoas são influenciadas por narrativas do “assim ou assado” observam a utilização do irracional nas atitudes, na lógica do “vai de qualquer jeito”, essa impressão cabe pros dois lados envolvidos.

Estou longe de querer me reportar ás diferenças seculares ou ancorar em passagens bíblicas minhas observações, impressões quanto ao massacre em curso no território Palestino.

As narrativas estão postas e pessoas inocentes estão morrendo, muitos civis, trabalhadores, mulheres e crianças, mas o mundo está na lógica da compreensão do “assim ou assado”.

São fatos, algo bem assim: o grupo Hamas cometeu crime, matou inocentes, em uma ação que podemos identificar como atitude terrorista de um grupo armado, por outro lado está a tese da “autodefesa” do estado de Israel, que gerou uma reação, com ações que se identificam como terrorismo de Estado.

Sem querer adentrar na geopolítica atual da região, nem ampliar o debate quanto aos interesses econômicos que permeiam aquela situação no território, é sabido que acordos políticos foram descumpridos em outrora, gerando insegurança de convivência entre os povos.

O que está acontecendo na faixas de Gaza é um cometimento de crime por parte do Governo de Israel, sim, afinal não há uma guerra, não é uma disputa de exércitos de Estados, logo, a narrativa de uma guerra não é bem assim, há um massacre, um genocídio em curso, atitude questionada dentro e fora do país.

Muito importante o posicionamento do governo brasileiro em apoio a denúncia que o governo da África do Sul apresentou á CIJ(corte internacional de justiça) em Haia, onde acusa o Estado de Israel por prática de genocídio.

Tenho observado duas questões implicantes expostas em relação ao “assim ou assado”

Primeiro, a ONU, o seu conselho de segurança está desmoralizado, o quê no tocante aos “problemas” naquele território não é algo de novidade, pois suas resoluções e convenções não são respeitadas há algum tempo e agora não está sendo diferente.

Segundo, a tão propagada política de segurança e o serviço secreto do Estado de Israel, também desmoralizado, pois em um território, com perímetro ínfimo, não tinha as informações precisas pra defesa ou reação contra o grupo armado.

As narrativas fazem parte da disputa política, estão na lógica da melhor apresentação, como fakes ou não, insuflam posições, nesse momento no oriente médio tem alimentado ações insanas, com mais de vinte e três mil mortes,

Enfrentando o “assim ou assado”, que nunca percamos a nossa capacidade de indignação, e quê na busca de uma “justificativa”, nada pode ser de qualquer jeito.

PELA PAZ, PELA DEFESA DA VIDA, NÃO AO MASSACRE!”

Aluizio Camilo
Militante político e ex vereador do PT da cidade do Paulista-PE.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Prefeito de Lajedo declara apoio à reeleição de Fernando Dueire
BNB recria Dominguinhos com IA para celebrar os 20 anos do Agroamigo
Em Sirinhaém, ministro Silvio Costa Filho e presidente da Amupe, Marcelo Gouveia, anunciam R$ 1,5 milhão em pavimentação para população
Chuva: Prefeitura de Igarassu mantém assistência e intensifica serviços nas áreas mais afetadas
Simão Durando dá início à nova etapa do “Petrolina + Limpa” com retirada de veículos abandonados e sucatas das ruas
Juntos pela Segurança: com melhores resultados da série histórica, Pernambuco tem redução de 11% nos crimes violentos e 6% nos roubos no primeiro semestre de 2025
Fé e História: Câmara prestigia os 50 anos do Adventismo no Cabo
Igarassu impulsiona economia junina e fatura mais de R$ 700 mil na venda de milhos
Prefeitura do Jaboatão realiza serviços de saúde para crianças e mulheres da zona rural
OAB consolida parceria com projeto Adota Pet para ampliar ações em defesa dos animais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar