Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 17:11 pm do dia 30 de agosto de 2023 Deixe um comentário

Recife tem segundo melhor mês do ano na geração de empregos com carteira assinada

O Recife segue solidificando a economia, tornando a cidade segura para as empresas em atividade e esse resultado se mostra na criação de empregos com carteira assinada. A capital pernambucana criou mais 1.626 empregos formais em julho, marcando o segundo melhor resultado de 2023, atrás apenas de fevereiro (2.027). Todos os sete meses do ano trouxeram resultados positivos para o Recife, acumulando mais de 8 mil novas carteiras assinadas nas empresas da cidade e contribuindo para o estoque de 537.337 postos de trabalho em atividade. Desde o início da gestão João Campos, em janeiro de 2021, já foram criados 64.286 empregos com carteira assinada e em plena atividade na capital pernambucana. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (30).

“A economia real em condições favoráveis para as empresas reflete na criação de empregos formais e, além disso, sinaliza segurança e previsibilidade para quem investe e gera riquezas. O emprego é um dos principais indicadores de bem estar social e econômico e tem sido prioridade nas nossas ações como gestão pública”, destaca a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio. “Vale ressaltar que o segundo semestre tradicionalmente tem maior número de oportunidades geradas por conta das datas comemorativas celebradas neste período e do aumento de volume de contratações temporárias que acabam sendo efetivadas. Então a tendência é otimista”, aponta a secretária.

No Nordeste, o Recife ficou em segundo lugar no mês de julho, atrás apenas de Fortaleza (3.209) e à frente de Teresina (3º, com 1.068) e Salvador (4º, com 1.010). O saldo de 1.626 empregos é resultado de 16.684 admissões e 15.058 desligamentos. O setor de Serviços mantém-se como o maior responsável pelo saldo positivo de empregos no Recife, com 1.500 vínculos celetistas a mais, resultado de 10.627 contratações e 9.127 demissões em julho. A Construção Civil segue em segundo, com saldo de 329 (2.016 contratações e 1.687 demissões), com a Indústria em terceiro, com saldo de 31 (850 contratações e 819 demissões). Já apresentando saldo negativo no mês, aparecem o Comércio (-195) e a Agropecuária (-39).

Por grau de instrução, o maior contingente contratado no Recife continua sendo o que tem ensino médio completo, com 1.336 contratações em julho, segundo o Caged. Trabalhadores com ensino superior completo somaram 114 e ensino superior incompleto, 78. Pelo recorte de gênero, dos 1.626 empregos criados no mês de julho, as mulheres foram maioria em comparação com os homens: 845 a 781. Por faixa etária, o maior saldo foi entre 18 e 24 anos (1.048), seguido pelo grupos entre 25 a 29 anos (254) e entre 40 a 49 anos (224).

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Estudantes e professores da rede municipal do Recife embarcam para os Estados Unidos
Miguel Coelho participa da abertura do Defesa Lilás, movimento de formação feminina do União Brasil
Câmara Municipal participa das comemorações pelos 148 anos da cidade e destaca avanços para o futuro do Cabo
Eduardo Mota preside comissão que vai analisar nova Lei de Uso e Ocupação do Solo do Recife
Prefeito Mano Medeiros entrega dois novos ônibus para reforçar o transporte escolar do município
Coluna desta terça-feira
Técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti é condenado a um ano de prisão por fraude fiscal na Espanha
Desenvolvimento e Sustentabilidade: Ana Luiza Ferreira assume presidência da Adepe e é primeira mulher a comandar a Agência
Coluna desta segunda-feira
Governo do Estado lança licitação para construção de Batalhão de Polícia Militar em Goiana e inicia obra de abastecimento no município

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar