Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 17:35 pm do dia 29 de agosto de 2023 Deixe um comentário

Câmara dos Deputados promove Audiência Pública para discutir ampliação do teste do pezinho

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados conduziu uma audiência pública, nesta terça-feira, 29/8, com o intuito de examinar o atual estado do teste do pezinho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e os desafios associados à sua ampliação, como definido pela Lei 14.154/21. A audiência foi convocada com base no requerimento 156/2023, apresentado pela deputada federal Iza Arruda (MDB/PE), que também presidiu a audiência.

Na ocasião foi entregue um cordel com um poema que incentiva o teste do pezinho. O cordel é de autoria de Ạna Melo, aluna do Centro Universitário Facol (Unifacol). O cordel ganhou segundo lugar no Prêmio Passos que Importam lançado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

O teste do pezinho envolve a coleta de sangue do calcanhar de recém-nascidos para detecção de doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, desempenha um papel crucial na prevenção precoce. A deputada Iza Arruda destaca que a ausência de diagnóstico e tratamento precoce para tais patologias pode resultar em complicações graves, incluindo deficiência intelectual severa, infecções recorrentes, atraso no desenvolvimento neurológico e até óbito nos primeiros 30 dias de vida.

A Lei 14.154/21 está em vigor desde 2022, expandindo para mais de 50 o número de doenças rastreáveis por meio do teste do pezinho oferecido pelo SUS. No entanto, essa expansão está sendo implementada de maneira progressiva, dividida em cinco fases.
A deputada Iza Arruda observa: “Em junho de 2014, a universalização da fase 4 foi alcançada, permitindo que todos os estados realizassem a triagem das seis doenças.” No entanto, ela lamenta que essa universalização ainda não tenha abrangido todo o país. “Reconhecemos as disparidades entre os estados e, portanto, é necessário adotar estratégias locais específicas para atingir os objetivos do programa nacional.”

Participaram da discussão como expositores presenciais e virtuais os especialistas: HELENA MARIA DOS SANTOS, representante do Ministério da Saúde (virtual); CARLOS GOUVÊA, Médico Diretor da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM); AMIRA AWADA, Advogada e Presidente do Instituto Vidas Raras (virtual); ROSEANA FANECO AMORIM, Líder do Grupo Mulheres do Brasil em Recife/PE (virtual); POLLYANA DIAS, Presidente da ONG AMAR (virtual); SUHELLEN OLIVEIRA DA SILVA, Presidente da Associação de Amigos e Portadores de Doenças Neuromusculares (DONEM); DANIELA MACHADO MENDES, CEO do Instituto Jô Clemente (virtual); BRUNA DORNELAS, representante da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Deputado Eduardo da Fonte apresenta projeto para proteger aposentados de cobranças irregulares
Jaboatão realiza 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres com foco em igualdade e participação social
Em Igarassu, USF de Ana de Albuquerque recebe requalificação e oferece novos serviços
“Lula voltou para tirar o Brasil do mapa da fome”, comemora Silvio Costa Filho
Secretariado nas Ruas visita escola e Policlínica no Curado
Coluna desta sexta-feira
Helinho Aragão admite possibilidade de votar em Eduardo da Fonte para o Senado: “Fui claro, disse a ele que não tenho nenhuma restrição ao seu nome”
Câmara do Cabo participa da 5ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial
Governadora Raquel Lyra reúne representantes de setores pernambucanos para debater permanência da atividade econômica após anúncio de tarifaço dos Estados Unidos
Marco Aurélio recebe missão do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH)

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar