
O deputado federal Eriberto Medeiros (PSB) firmou compromisso com os pleitos dos agentes comunitários de saúde (ACS) e dos agentes de combate às endemias (ACE), na manhã desta quarta-feira (03/05), durante o Seminário Nacional sobre Aposentadoria Especial e Desprecarização dos ACS e ACE, realizado pelo Fórum Nacional (FNARAS) que representa a categoria. Na ocasião, por indicação de Rosileide Prado, presidente do Sindicato dos Agentes de Pernambuco, Eriberto foi homenageado com a Comenda Ruth Brilhante, que exalta a sua contribuição ao segmento.
Ao lado dos vereadores Leonardo Barbosa (São Lourenço da Mata) e Júnior do Borralho (Camaragibe), Eriberto acompanhou os debates e questionamentos propostos pela categoria. Os principais pleitos estão contidos na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 14/2021, criando uma aposentadoria especial para o setor e propondo uma condição de maior segurança jurídica, formalizando as condições em que os agentes de saúde serão contratados pelo Poder Público. A instituição de um piso salarial também é requerida pela categoria, que chega a mais de 400 mil profissionais e atende cerca de 130 milhões de pessoas.
“Quem conhece a realidade das comunidades carentes, como eu conheço na nossa Rua da Lama onde nasci e me criei, sabe a importância do trabalho dos agentes de saúde, prevenindo as doenças, fazendo o acompanhamento na saúde básica e da família. Por isso, precisam ser valorizados e reconhecidos. Contem comigo para que possamos aprovar as demandas da categoria no Congresso Nacional”, afirmou o deputado, que agradeceu a homenagem durante o evento.



