Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Sobre
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Redação às 16:54 pm do dia 6 de abril de 2023 Deixe um comentário

Projeto de Lei apresentado pela deputada Iza Arruda é tema de artigo

Foto: Divulgação

A Deputada Federal Iza Arruda (MDB-PE) é autora do Projeto de Lei 1.172/2023 que propõe aumento de pena para crime de importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos. O projeto se tornou tema do artigo “A importação de resíduos sólidos perigosos decorrentes do transporte aquaviário no Brasil”, escrito pela Presidente da Comissão Nacional de Direito Marítimo e Portuário do Conselho Federal da OAB, Ingrid Zanella Andrade Campos.

O artigo ressalta a importância do Projeto de Lei para intensificar o combate a essa prática criminosa que afeta, sobretudo, Unidades Federativas que recebem importaçõesvia portos, como, por exemplo, o Estado de Pernambuco, com o porto de Suape. Ingrid Zanella expõe a gravidade da poluição e da importação de resíduos sólidos perigosos e rejeitos para o Brasil, posto que, em fevereiro deste ano, a Receita Federal apreendeu, no porto de Suape, em Pernambuco, aproximadamente 15 toneladas de lixo hospitalar em um contêiner proveniente de Portugal.

A carga foi declarada pelo importador como “polímeros de cloreto de vinila”, todavia era constituída por mangueiras, bolsas para sangue e outros resíduos sólidos hospitalares. Ingrid Zanella destaca que o transporte marítimo é atividade essencial ao desenvolvimento país, portanto deve ser conduzido com todas as cautelas necessárias “não pode ser malversado, sob pena de enfraquecimento da segurança nacional”, salienta.

Atualmente, o que a lei estabelece para estes tipos de importação é o que dispõe o art.46 da lei no 12.715/2012, que determina que a carga fique apreendida no porto até que o importador seja intimado para providenciar a devolução da mercadoria ao exterior. Neste ponto, a Deputada Federal Iza Arruda propõe no texto de seu projeto.

Por esse motivo, o PL é tão importante, pois prevê o aumento da pena na modalidade dolosa para 2 a 6 anos, e na modalidade culposa de 6 meses a 2 anos, mantendo assim a proporcionalidade entre as modalidades culposa e dolosa”, declara.

Ingrid ainda aponta a importância de ações como o PL 1.172/2023 para proteção do meio ambiente, e enfatiza que o lixo constitui uma das maiores fontes de poluição, sendo a importação de lixo um problema sério e global. Portanto, nem o Brasil nem qualquer outro país pode ser ponto de destino de resíduos irregulares, e ainda argumenta que “No Estado Democrático de Direito é mais do que necessário que todos os órgãos e autoridades empreguem os máximos esforços para a proteção e restauração da qualidade do meio ambiente, considerando o valor constitucional do direito ao meio ambiente não poluído”, que obrigar o importador a devolver a mercadoria importada ilegalmente, além de não ser suficiente para coibir esse tipo de ação, também não há garantia de que a fiscalização será sempre capaz de detectar as tentativas deste tipo de importação. “

Iza Arruda destaca que esta é, sobretudo, uma questão de saúde pública, cujas consequências atingem esta e as futuras gerações, pois, e ainda reforça: “temos o dever de deixar por herança um planeta ambientalmente saudável e melhor de se viver”, finaliza.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista do Diário de Pernambuco, palestrante, comentarista de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Posts Populares

Fernando Dueire comenta especulações sobre estar na chapa de João Campos ou Raquel Lyra em 2026
Deputado Guilherme Uchôa destaca Getúlio Belém como um dos grandes nomes que podem surgir em 2026
“O Brasil não parou, andou para trás” diz Anderson Ferreira
Eduardo da Fonte participa do 43º Congresso de Jovens da Assembleia de Deus ao lado do deputado Adalto Santos e de Edilson Tavares
Coluna desta quarta-feira
Ao lado de Sóstenes Cavalcante, Feitosa faz convocação aos pernambucanos
“Girando pelo Sertão, AGE destaca papel das empreendedoras”
Pernambuco na rota do mundo: férias de julho movimentaram turismo, cultura e voos internacionais
Juninho Cantarelli recebe selo de transparência do MP, por gestão responsável em Itacuruba
Seplag-PE lança manual para orientar municípios na elaboração e revisão do Plano Plurianual

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Copyright © 2025 · Atlas Escolar On Genesis Framework · WordPress · Login

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar