Blog Edmar Lyra

O blog da política de Pernambuco

  • Início
  • Perfil
  • Pernambuco
  • Brasil
  • Contato

Postado por Edmar Lyra às 3:43 am do dia 17 de agosto de 2013 Deixe um comentário

O jogo de 2014 começa a ser jogado.

Comissão de Assuntos Econômicos (CAE): senador Armando Monteiro (PTB-PE) fala durante análise do projeto que permite aos aposentados de baixa renda a dedução das despesas com medicamentos da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física
O senador Armando Monteiro é pré-candidato a governador pelo PTB. Além de liderar as pesquisas tem a maior flexibilidade de alianças possíveis.

Bastou findar o recesso da Câmara dos Deputados, do Senado e da Assembleia Legislativa que os pré-candidatos a governador de Pernambuco já começaram a se movimentar. Estão no páreo dentro do PSB os secretários Tadeu Alencar, Paulo Câmara, Antônio Figueira e Danilo Cabral, além do ministro Fernando Bezerra Coelho e do vice-governador João Lyra Neto (filiado ao PDT que pode virar socialista em breve).

O senador Armando Monteiro e seu PTB estão com a candidatura consolidada e colocada no jogo. Enquanto no PT o deputado João Paulo, também bem posicionado nas pesquisas, aguarda uma sinalização nacional para viabilizar seu projeto.

Por fim, Daniel Coelho, deputado estadual e candidato a prefeito do Recife na eleição passada quando ficou em segundo lugar, pode ser o nome do PSDB para a disputa.

Correndo por fora das articulações partidárias está o ministro do TCU José Múcio Monteiro que volta e meia é lembrado como o nome ideal para ser apoiado por Eduardo Campos no ano que vem. Consequentemente teria que se filiar ao PSB para viabilizar o projeto.

As pesquisas corroboram a força do senador Armando Monteiro e do deputado João Paulo. Enquanto Daniel Coelho aparece pontuando relativamente bem pra quem há três anos atrás era apenas vereador do Recife. No PSB o melhor nome ainda é o do ministro Fernando Bezerra Coelho mas encontra resistências dentro do seu próprio partido pela boa relação que mantém com a presidente Dilma Rousseff.

No âmbito das alianças está aparentemente clara a relação PSB/PMDB entre o governador Eduardo Campos e o senador Jarbas Vasconcelos que devem reeditar o projeto que elegeu Geraldo Julio no Recife nas eleições do ano passado. O PT tem grandes chances de se aliar ao PP de Eduardo da Fonte para lançar a candidatura de João Paulo a governador, mas pode se aliar a Armando Monteiro ou optar pelo projeto de Fernando Bezerra Coelho, desde que este migre para o petismo ou para alguma legenda próxima de Dilma Rousseff.

O PSDB pode marchar com o PSB, pode marchar com o PTB ou até mesmo lançar a candidatura própria. Enquanto o DEM deve marchar com o PTB ou com o PSB dada a sua fragilidade eleitoral e política, sua moeda de troca é apenas o tempo de televisão que ainda é bom.

O que podemos concluir no momento é que o senador Armando Monteiro parece estar na melhor situação porque não há restrições de alianças (pode ser apoiado por PT, PSDB, PSB e DEM, não necessariamente por todos ao mesmo tempo) e ainda se situa bem posicionado nas pesquisas. Mas daqui pra lá o cenário pode mudar.

WhatsApp
Compartilhar
Twittar
Compartilhar

Arquivado em: Sem categoria Marcados com as tags: armando monteiro, daniel coelho, eduardo campos, eleições 2014, fernando bezerra coelho, joão paulo

Não perca nenhuma de nossas atualizações!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Nós respeitamos sua privacidade, não vamos divulgar seu e-mail

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Edmar Lyra

Jornalista político, colunista da Folha de Pernambuco, palestrante, comentarista da Rádio Folha e de mais de cinquenta emissoras de rádio do Estado de Pernambuco. DRT 4571-PE.

Saiba mais

Siga-me nas redes sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Twitter

Lista de Links

  • Celebridades
  • Minha Saúde
  • Nocaute
  • Radar dos Concursos
  • Torcida

Blog Edmar Lyra © 2008-2023 — Feito com em Recife — Pernambuco — Política de Privacidade